sábado, 4 de dezembro de 2010

atena


Atena (no grego atico: Αθηνά, Athēnā ou Aθηναία, Athēnaia;), também conhecida como Palas Atena (Παλλάς Αθηνά) é, na mitologia grega, a deusa da guerra, da civilizaçao, da sabedoria, da estrategia, das artes, da justiça e da habilidade. Uma das principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses olimpicos, Atena recebeu culto em toda a grecia antiga e em toda a sua área de influência, desde as colônias gregas da asia menor até as da peninsula iberica e norte da africa. Sua presença é atestada até nas proximidades da india. Por isso seu culto assumiu muitas formas, além de sua figura ter sido sincretizada com várias outras divindades das regiões em torno do mediterraneo, ampliando a variedade das formas de culto.

A versão mais corrente de seu mito a dá como filha partenogenica de zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virginidade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades mas se tornou mais conhecida como a protetora de atenas e de toda a atica. Também protegeu vários heróis e outras figuras míticas, aparecendo em uma grande quantidade de episódios da mitologia.

Foi uma das deusas mais representadas na arte grega e sua simbologia exerceu profunda influência sobre o pensamento grego, em especial nos conceitos relativos à justiça, à sabedoria e à função civilizadora da cultura e das artes, cujos reflexos são perceptíveis até nos dias de hoje em todo o ocidente. Sua imagem sofreu várias transformações ao longo dos séculos, incorporando novos atributos, interagindo com novos contextos e influenciando outras figuras simbólicas; foi usada por vários regimes políticos para legitimação de seus princípios, penetrou inclusive na cultura popular, sua intrigante identidade de gênero tem sido de especial apelo para os escritores ligados ao feminismo e à psicologia e, por fim, algumas correntes religiosas contemporâneas voltaram a lhe prestar verdadeiro culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário