terça-feira, 25 de janeiro de 2011

sume

Sumé, também conhecido como Zumé, Pay Sumé, Pay Tumé, entre outros nomes, é o nome de uma antiga entidade da mitologias dos povos Tupis, Guaranis. Sua descrição variava de tribo para tribo. Teria estado entre os índios antes da chegada dos portugueses e que lhes havia transmitido uma série de conhecimentos. Além disso, seria o responsável pela introdução de alguns elementos básicos da alimentação indígena como a mandioca, o mate e a batata doce.

Os colonizadores católicos criaram o mito de que caracterizaria-se pela figura de um homem branco e barbado, que seria São Tomé. Os padres jesuitas associam esta figura ao apostolo que é bastante conhecido por suas mitológicas pregações ao redor do mundo, em que teria, segundo a lenda, visitado asia e america propagando a "boa nova". O apóstolo teria atingido as indias ocidentais seguindo a velha rota do cedro além - mar, praticada pelos cartagineses (descendentes dos fenicios). Sua missão apostólica, conforme propôs patrik lobdell (integrante da antiga missão chefiada pelo legendário coronel Fawcett), teria começado na cidade que hoje é conhecida como tutoia (no maranhao, uma antiga feitoria fenícia), tendo depois partido para a costa sul do brasil, e depois para o sertão do país.

Para os índios, quando Sumé foi embora, deixou uma série de rastros escritos em pedra. Tais desenhos são considerados, pela ciência, desenhos de povos pré-indígenas.

Uma antiga trilha indígena chamada de Paebiru (caminho do sol) e situada na Paraíba, é conhecida por ter sido aberta por Sumé. Ainda há relatos de que Sumé percorreu todo território brasileiro, findando sua trajetória na Terra sem males, na Serra do Mar.

A existência de tal mito ao longo de uma grande extensão da america do sul (do peru ao paraguai) o torna ainda mais curioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário