sábado, 11 de dezembro de 2010

agua(elemento)


água é considerada um símbolo sagrado na maioria das religioes, incluindo o hinduismo, cristianismo, judaismo, islamismo, xintoismo, xamanismo e wicca. É simbolizado na alquimia pelo triângulo com a ponta voltada para baixo.

Quase todos os rituais religiosos são realizados na presença deste elemento, geralmente utilizando-se receptáculos como taças, ou simplesmente representados por um rio, lago ou mar, quando as cerimônias são realizadas em campo aberto, ou seja, na natureza. A água possui um misticismo que envolve quase todas as crenças.

Segundo outras crenças, acredita-se que a água tenha alguns poderes especiais, sendo um dos tattwas, os cinco elementos básicos da natureza. Na religião wicca, a água é tida como um dos símbolos da grande deusa, assim como o calice e o caldeirao.

Nas antigas tradições chinesas, a água é um dos cinco elementos, em conjunto com a terra, o fogo, a madeira e o metal.

Nas religioes neopagas, como é o caso do druidismo, da wicca e da asatru, também existe a crença na existência de cinco elementos constituintes do universo, sendo eles o fogo, a Água, o ar, a terra e akasha, sendo este último a manifestação da energia divina.

Na Astrologia

A Água, na astrologia, é um dos quatro elementos que regem o planeta terra (fogo, ar, e terra) e os signos de peixes, escorpiao e cancer.

No paganismo

A água corresponde ao tattwa Apas, e é simbolizado pela lua crescente prateada.

Possui características opostas às do fogo, como o frio e a retração. Segundo a crença paga, o fogo e água são os elementos básicos com os quais tudo foi criado. Creem, também, na existência de dois pólos deste elemento:

  • Pólo positivo (+): construtivo, doador de vida, nutriente e preservador;
  • Pólo negativo (-): desagregador, fermentador, decompositor e dissipador.

As religiões atribuem o bem ao lado ativo e o mal ao lado passivo; mas no paganismo, o qual se apresenta sem o maniqueismo, o bem e o mal não existem, sendo apenas conceitos da condição humana.

Elementais da água

elemental é o nome esotérico dado aos espíritos existentes na natureza, também conhecidos como seres mitológicos. Dentre os elementais da água que, segundo a crença pagã, seriam capazes de controlar o elemento água e o representar, estão as ondinas, as sereias, a hidra e o hipocampo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário