sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

lady gaga


Stefani Joanne Angelina Germanotta (nova yourk 28 de março de 1986), mais conhecida pelo nome artístico Lady Gaga, é uma cantora, compositora e produtora musical dos estados unidos. Ela começou a apresentar-se no cenário musical de rock no sudoeste da cidade de Nova Iorque em 2003 e matriculou-se na Escola de Arte Tisch (Tisch School of Arts) da universidade de nova york. Em breve, assinou um contrato com a Streamline Records, um selo da gravadora interscope records. Durante seu início na Interscope, trabalhou como uma compositora para artistas colegas e capturou a atenção de akon, que reconheceu as suas habilidades vocais, e contratou-a para sua própria gravadora, a kon live distrinuitions.

Lançado em 19 de agosto de 2008, o seu álbum de estreia, the fame, atingiu o número um no reino unido, canada,austria, alemanha e irlanda, enquanto nos Estados Unidos teve a posição máxima de número dois na parada billboard 200 e um na dance/eletronic/album, também da billboard. As suas duas canções lançadas como singles, "just dance" e "poker face", co-escritas e produzidas por RedOne, tornaram-se sucessos internacionais de número um, atingindo o topo da billboard 1000 nos Estados Unidos, assim como em outros países. O álbum, mais tarde, conseguiu um total de seis indicações ao grammy awards e ganhou prêmios para as categorias Melhor Álbum Eletrônico/Dance e Melhor Gravação Dance. No início de 2009, ela embarcou na sua primeira turnê própria, a the fame ball tour. Pelo quarto trimestre do ano, lançou o extended play (EP) the fame monster, com o single número um global "bad romance", e embarcou na sua segunda turnê, a the fame monster tour. O seu segundo álbum de estúdio, Born This Way, tem lançamento previsto para 2011.

Lady Gaga é inspirada por artistas e grupos de glam rock como david bowiei e queen, além de cantores de musica pop como cher, madonna e michael jackson. Ela também declarou que a moda é uma fonte de inspiração para a sua composição e apresentações. Foi listada como a 73ª Artista da Década 2000—10 pela Billboard. Em maio de 2010, a revistatime incluiu-a na sua lista anual das 100 pessoas mais influentes do ano no mundo, a time 100. Em junho, a forbes colocou-a na posição de número quatro na sua lista das 100 Mais Poderosas e Influentes celebridades no mundo; também foi classificada como o segundo artista musical mais poderoso no mundo. Em agosto, ela já havia vendido mais de 15 milhões de álbuns e 51 milhões de singles mundialmente. Em outubro, aForbes colocou Gaga no número sete em sua lista anual das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo. Em Dezembro de 2010 Lady Gaga foi eleita a artista do ano,o título vem pelas boas vendagens dos álbuns "The Fame" e "The Fame Monster", quarto e 13º colocados na lista de álbuns do ano, ainda segundo a Billboard the monster ball tour foi eleita a quarta maior turnê de 2010 com 122 shows e 101 esgotados, com público total de 1,3 milhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário