sábado, 11 de dezembro de 2010

ar(elemento)

Segundo o esoterismo, o ar é um dos quatro elementos que compõem o planeta Terra: (Água, Terra, Fogo e Ar). O espírito da natureza do Ar é o silfo. No Zodíaco seus signos astrológicos são Libra, Aquário e Gêmeos. É simbolizado na alquimia pelo triângulo com a ponta voltada para cima, cortado por um traço na horizontal.


Religião e filosofia

O ar é considerado um símbolo sagrado na maioria das religioes, incluindo o hinduismo, cristianismo e wicca.

Muitos rituais religiosos são realizados na presença de um símbolo deste elemento. Seja em forma de incenso, ou mesmo simplesmente representado por uma pena.

Segundo outras crenças, acredita-se que o ar tenha alguns poderes especiais. O ar é um dos "tatwas" (cinco elementos básicos da natureza). Na religião wicca o ar é tido como um dos símbolos do Grande Deus, assim como o incenso e as penas.

Nas religiões neopagãs, como é o caso do Druidismo, da Wicca e da Asatrú também existe a crença na existência de cinco elementos constituintes do universo, sendo eles: o fogo, a agua, o Ar, a terra e akasha (a manifestação da energia divina).

No Paganismo

O ar corresponde ao tattwa Waju, e é simbolizado pelo círculo azul.

Embora, segundo a crença paga , o princípio do ar tenha sido o terceiro elemento a se formar do akasha, este é um elemento intermediário entre o princípio do fogo e o da água.

Responsável pelo equilíbrio (neutralização) entre os efeitos passivo e ativo do fogo e da água. Como um intermediário, o princípio do ar herda do fogo o calor, e da água a umidade. Essas características conferem ao princípio aéreo, também, duas polaridades: a positiva (de doação da vida) e a negativa (exterminadora).

Na Astrologia

Sendo o elemento mais ligado ao espiritual, normalmente seus nativos são equilibrados, e possuem grande inteligência. Os nativos do Ar valorizam a harmonia, justiça e a beleza. Embora Libra, Aquário e Gêmeos não possuam muitos traços em comum, ambos preferem sonhar com um mundo ideal do que buscar a realidade.

As pessoas nascidas sob esses signos são espertas e pensam rápido, lidando com o abstrato e o incerto muito bem. Se você estiver com alguma dúvida ou dilema, são eles quem você deve procurar, já que adoram analisar, ponderar e chegar a resultados. São ótimos amigos e sabem se colocar no lugar dos outros, tendo, assim, uma perspectiva e uma visão de mundo adaptáveis e misericordiosas.

Signos do Ar são muito comunicativos, idealistas e curiosos, apreciam a companhia das pessoas e o conhecimento e informações que elas trazem. O mundo, para esses signos, é um lugar maravilhoso e cheio de coisas novas a serem descobertas.

Mas não se iluda com a aparente calma destas pessoas. Eles podem ser leves como uma brisa ou violentos e intempestivos como um tornado, depende de como você lida com eles. Eles podem ser muito tranqüilos, mas uma vez ofendidos ou contrariados, seu equilíbrio se quebra e eles partem para o ataque.

Signo de Libra

É o signo cardinal do Ar, regido por venus, responsável pelo equilíbrio e justiça, e preza a harmonia. Embora não goste muito de tomar decisões e iniciativas, o Libriano adora dar bons conselhos para os outros, é capaz de se dar bem com todos os signos, devido à paciência na hora de ouvir e ajudar os outros. Seus nativos são belos, inteligentes e gostam de alguma atividade artistica, sendo leitura, musica, pintura ou desenhos, e são muito dedicados e talentosos no que pretendem.

Librianos, via de regra, possuem um humor mais estável que Aquário e Gêmeos, sendo isso algo muito positivo. São alegres, adoram viver os prazeres de uma forma geral. Nem sempre os esportes o atraem, os librianos são amantes e não atletas! Se impressionam muito com a beleza exterior das pessoas, e isso pode ser bom ou ruim, dependendo do valor que atribuem a isso. Fato é que Libra sempre está onde a beleza se encontra. Librianos mais maduros psicologicamente conseguem se encantar mais com a beleza interior das pessoas, porque esta não é transitória.

Normalmente possuem sorte em todos períodos de sua vida, mas muitas vezes se desequilibram, e perdem a alegria e extroversão que normalmente possuem. Quando isso acontece, nada melhor que um descanso em almofadas confortáveis, uma boa música e nenhuma confusão por perto. Nestes períodos de desequilíbrio preferem o silêncio e se afastam das pessoas, mas quando retornam ao bom humor, são alegres, prestativos, conselheitos e agradáveis.

Se sentem bem em ambientes limpos e bonitos, são um tanto ambiciosos, persuasivos, valorizam muito a justiça. São inteligentes e possuem um bom raciocínio, mas não se destacam tanto quanto Aquário e Gêmeos nesse campo, isso porque Librianos não são necessariamente estudiosos ou interessados em conhecimento, eles apenas absorvem muito bem o que aprendem. Libra se destaca mais no campo dos relacionamentos, em especial do amor e amizades.

Libra é um signo dado a relações, por isso os librianos gostam de lidar com pessoas. No amor tendem a ser um pouco românticos, expressando seus sentimentos através de músicas, poesias e etc. No entanto, Libra pode algumas vezes ser uma pessoa sectarista, do tipo que constrói um pequeno grupo entre amigos com fortes afinidades e que se fecha a outras pessoas. Librianos podem se tornar pessoas intrometidas, arrogantes, chatas e pedantes se não procurarem o equilibrio que o próprio signo representa.

Signo de Aquário

signo fixo do Ar, regido por saturno e urano, que preza a consciência e as revoluções em todos os aspectos. Diferente de Libra, adora refletir e não possui muita ambição. Sonham com uma família perfeita, e não costumam viver grandes romances. Por outro lado são pessoas que cativam os outros facilmente por suas idéias diferentes, seu jeito extrovertido e amigável.

Aquário é um signo que se destaca pelo que é incomum. Aquarianos são amistosos mas não necessariamente sociáveis, gostam de independência, mas no entanto relutam em deixar aqueles que amam. São ecléticos no que diz respeito a música, originais ao se vestir e se interessam por ciencia, tecnologia, questões sociais que mobilizam o mundo (não é difícil encontrar aquarianos anarquistas!). Seu humor é um pouco instável porque tendem a mudar de opinião facilmente e também porque gostam de mudar periodicamente suas estruturas e sua rotina. Aquário, embora seja um Signo Fixo, não gosta de se apegar muito as coisas e pessoas.

Gostam de assuntos ligados ao que é espiritual (de uma forma geral), seja por ceticismo, por agnosticismo ou por realmente acreditarem naquilo que a ciência não consegue explicar ou duvida.

Aquário é um signo que preserva muito a sua individualidade. Mesmo quando tem um grande número de amigos, o nativo de Aquário sempre irá manter e preservar aquela parte de si que apenas ele conhece. Além disso, Aquário também é muito independente, e desde cedo mostrará uma relativa autonomia. Isso também revela que Aquário é um amante da liberdade, mas que nem sempre permite a liberdade aos que convivem com ele.

Estão sempre em busca da verdade, seja através da fisica, da matematica, da quimica, da biologia, da religiao ou dos métodos que ele mesmo inventou. Aquário adora criar, recriar, mudar, inovar. É diferente de Libra porque não gosta de se separar das pessoas. Pelo contrário, para Aquário, quanto mais pessoas, melhor! Se por acaso não gostarem de uma pessoa, os aquarianos não irão fazer a mínima questão de nada.

São também muito aéreos, e muitas vezes não prestam atenção no que as pessoas lhes dizem. No amor sempre querem liberdade, mas podem expressar um ciúme que é muito contraditório. Sua presença é sempre brilhante, de um jeito incomum e envolvente! Porém o nativo de Aquário também pode ser impertinente, rebelde, extravagante, indisciplinado e frio com os outros, caso não deixe seu coração se aquecer.

Signo de Gêmeos

Gêmeos é o signo mutavel do Ar, regido por mercurio, que preza a união dos opostos que se complementam, a interação entre mundos diferentes e a comunicação. Os geminianos são os mais agitados do elemento Ar. Gostam de esportes e, diferentemente dos Librianos e Aquarianos, preferem fazer turismo pela própria cidade natal do que permanecer em casa num sábado.

São espertos, eloquentes. Gêmeos é um signo extremamente comunicativo, e é muito difícil ver um Geminiano que, de alguma forma, não se destaque pelo que sabe ou pelo que diz. Os nativos desse signo são adaptáveis, sempre acham alguma forma de "sobreviver" às intemperanças da vida. Isso o ajuda evitar conflitos em relacionamentos, a conquistar algo ou alguém, ou ainda a conhecer algo que é novo para ele.

Gêmeos se interessa por tudo que enriqueça o conhecimento, porém difere de Aquário, sendo que enquanto o último se preocupa com situações complexas, Gêmeos prefere algo mais prático e rápido. Gêmeos também difere de Libra sob o ponto de vista dos relacionamentos. Libra tende a procurar a beleza em todos os níveis, enquanto que Gêmeos não se preocupa com ela. Para o Geminiano há muito mais beleza em alguém que é inteligente e cheio de idéias do que em alguém que possua um corpo bonito. Para o Geminiano a beleza é relacionada ao ser, enquanto que para o Libriano ela está vinculada ao que a pessoa tem ou parece.

Geminianos adoram a liberdade, e não gostam de se sentir presos, pressionados ou manipulados. Precisam de movimento, mas de um movimento que eles mesmos regulem! Alguns Geminianos podem ser infiéis, mas nem todos o são. Gêmeos é um signo duplo, o que dá ao nativo desse signo uma capacidade particular de ver as coisas, por isso eles sempre conseguem ver "os dois lados da moeda". Mas isso pode levá-los a ser levianos, se não forem equilibrados.

Gêmeos pensa muito, tem muita aptidão para os estudos, pode ter tendência a ser tagarela e por vezes fofoqueiro. Seu humor é instável, e algumas pessoas dizem que os Geminianos possuem dupla personalidade, mas isso não é verdade. Gêmeos apenas representa os opostos que vivem juntos e se complementam, e os geminianos vivem isso com mais intensidade do que os demais signos.


Elementais do ar

elemental é o nome esotérico dado aos espíritos existentes na natureza, também conhecidos como seres mitológicos. Dentre os elementais do ar que, segundo a crença pagã, seriam capazes de controlar o Ar e o representar, estão os silfos, as sílfides, as fadas, os elfos, a harpia e a serpente do mar. Em algumas crenças, os também são considerados seres do Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário