sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

inquisiçao

O termo Inquisição refere-se a várias instituições dedicadas à supressão da heresia no seio da igreja catolica. A Inquisição foi criada inicialmente para combater o sincretismo entre alguns grupos religiosos, que praticavam a adoração de plantas e animais e utilizavam mancias. A inquisiçao medieval, da qual derivam todas as demais, foi fundada em 1184 no languedoc (sul da frança) para combater a heresia dos cataros ou albigenses. Em 1249,implantou-se também no reino de aragao, como a primeira Inquisição estatal) e, já na idade moderna, com a união de Aragão e castela, transformou-se na inquisiçao espanhola (1478 - 1821), sob controle direto da monarquia hispânica, estendendo posteriormente sua atuação à america. A inquisiçao portuguesa foi criada em 1536 e existiu até 1821). A inquisiçao romana ou "Congregação da Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício" existiu entre 1542 e 1965.

O condenado era muitas vezes responsabilizado por uma "crise da fé", pestes,terremotos, doenças e miseria social, sendo entregue às autoridades do estado, para que fosse punido. As penas variavam desde confisco de bens e perda de liberdade, até a pena de morte, muitas vezes na fogueira, método que se tornou famoso, embora existissem outras formas de aplicar a pena.

Os tribunais da Inquisição não eram permanentes, sendo instalados quando surgia algum caso de heresia e eram depois desfeitos. Posteriormente tribunais religiosos e outros métodos judiciários de combate à heresia seriam utilizados pelas igrejas protestantes (como por exemplo, na alemanha e inglaterra). Embora nos países de maioria protestante também tenha havido perseguições - neste caso contra católicos, contra reformadores radicais, como os anabatistas, e contra supostos praticantes de bruxaria, os tribunais se constituíam no marco do poder real ou local, geralmente ad-hoc , e não como uma instituição específica.

O delator que apontava o "herege" para a comunidade, muitas vezes garantia sua fe e status perante a sociedade. A caça as bruxas não foi perpetrada pela Inquisição, mas sim por Estados e tribunais civis independentes, sem reais ligações com a Inquisição

Ao contrário do que é comum pensar, o tribunal do Santo Ofício era uma entidade jurídica e não tinha forma de executar as penas. O resultado da inquisição feita a um réu era entregue ao poder secular.

A instalação desses tribunais era muito comum na Europa a pedido dos poderes régios, pois queriam evitar condenações por mão popular. Diz Oliveira Marques em História de Portugal, tomo I, página 393: «(…) A Inquisição surge como uma instituição muito complexa, com objetivos ideológicos, econômicos e sociais, consciente e inconscientemente expressos. A sua atividade, rigor e coerência variavam consoante a época.»

No seculo XIX, os tribunais da Inquisição foram suprimidos pelos estados europeus, mas foram mantidos pelo estado pontificio. Em 1908, sob o Papa pio X, a instituição foi renomeada "Sacra Congregação do Santo Ofício". Em 1965, por ocasião do concilio vaticano II, durante o pontificado de paulo VI e em clima de grandes transformações na Igreja após o papado de joao XXIII, assumiu seu nome atual - "congregaçao para a doutrina da fe".

Nenhum comentário:

Postar um comentário