sábado, 11 de dezembro de 2010

fogo(elemento)

Definição Esotérica

O fogo é um dos quatro elementos que regem o planeta (Fogo, agua, ar, e terra). É o elemento dos signos sagitario, leao e aries. Áries é um signo forte, decidido, impulsivo. Leão é egocentrico, egoísta, amigo, tranquilo. Sagitário é aventureiro, corajoso, preocupado,rancoroso.

Religião e filosofia

O fogo é considerado um símbolo sagrado na maioría das religioes, incluindo o hinduismo, cristianismo, judaismo, islamismo, xintoismo e wicca.

Quase todos os rituais religiosos são realizados na presença deste elemento, seja em forma de fogueiras, ou mesmo simplesmente representado por uma vela, possuindo um misticismo que envolve quase todas as crenças.

Segundo outras crenças, acredita-se que o fogo tenha alguns poderes especiais. O fogo é um dos tatwas (5 elementos básicos da natureza hindu). Na religião Wicca, o fogo é tido como um dos símbolos do grande deus pai, assim como o athame e o bastao.

Nas antigas tradições chinesas, o fogo é um dos cinco elementos, em conjunto com a terra, a água, a madeira e o metal.

Nas religioes neopagas, como é o caso do druidismo, da Wicca e da asatru, também existe a crença na existência de cinco elementos constituintes do universo, sendo eles o Fogo, a agua, o ar, a terra e akasha, sendo este último a manifestação da energia divina.

No Paganismo

O fogo corresponde ao tattwa Tejas, e é simbolizado pelo triângulo vermelho.

Possui características opostas às da água, como o calor e a expansão. Segundo a crença paga, o fogo e água são os elementos básicos com os quais tudo foi criado. Creem, também, na existência de dois pólos deste elemento:

  • Pólo (+): construtivo, doador de vida, nutriente e preservador.
  • Minus (-): desagregador, fermentador, decompositor e dissipador.

As religiões atribuem o bem ao lado ativo e o mal ao lado passivo; mas no paganismo, o qual não tem a presença de maniqueismo, o bem e o mal não existem, sendo apenas conceitos da condição humana.

Como a luz provém do fogo, crê-se que o fogo foi o primeiro dos elementos originados do akasha.

Elementais do fogo

natureza elemental é o nome esotérico dado aos espíritos existentes na , também conhecidos como seres mitológicos. Dentre os elementais do fogo que, segundo a crença pagã, seriam capazes de controlar o elemento fogo e o representar, estão as salamandras, o boitata, a fenix, o dragao e a quimera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário